Os morcegos são os únicos mamíferos que voam, por isso muitas vezes as pessoas pensam que eles são aves. Na verdade, morcegos têm mais em comum com outros mamíferos — incluindo os seres humanos — do que com as aves. Os morcegos não têm penas.

Onde os morcegos vivem

Existem cerca de novecentas espécies, ou tipos, de morcegos. Eles são encontrados em todo o mundo, especialmente nos trópicos. Normalmente os morcegos descansam em lugares escuros como cavernas, buracos de árvores e sótãos, mas há alguns que dormem em árvores ou rochas.

Características físicas

Os morcegos podem ter pelos cinza, acobreados, marrons ou pretos. Eles variam muito de tamanho, dependendo da espécie. Suas asas podem medir de 15 centímetros a 1,5 metro quando estão abertas. As orelhas apontam para a frente e normalmente são bem grandes.

As asas consistem em finas camadas de pele sem pelos que se estendem dos longos braços até as pernas. Essa pele fina, ou membrana, também liga os longos dedos uns aos outros.

Comportamento

A maior parte dos morcegos vive em grandes grupos. Quase todos os morcegos dormem durante o dia. Eles se penduram pelos pés, de cabeça para baixo, enquanto estão dormindo.

A maioria dos morcegos come insetos voadores. Algumas espécies se alimentam de pequenos animais como pássaros, sapos, ratos e peixes. Outras comem frutas ou o pólen e o néctar das flores. Os morcegos-vampiros da América do Sul e da América Central alimentam-se do sangue de outros mamíferos e de grandes pássaros.

Enquanto voam, muitos morcegos emitem uma espécie de grito. Ele é tão agudo que as pessoas não conseguem ouvi-lo. O som bate nos objetos e volta como eco. Baseado nesse som que volta, o morcego consegue saber o tamanho de um objeto e a que distância ele está. Os morcegos usam essas informações para não bater em nada que esteja no seu caminho e também para encontrar insetos para comer.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.