Os mosquitos são insetos encontrados em quase todas as partes do mundo. Suas fêmeas picam os animais e as pessoas, provocando coceira ou inchaço na pele. As picadas podem disseminar a malária, a febre amarela, a dengue, a zika e outras doenças graves. Os mosquitos fazem parte de um grupo maior de insetos chamados moscas.

O mosquito tem um corpo macio e uma cobertura dura chamada exosqueleto. Possui duas asas estreitas, duas antenas e seis pernas longas. A fêmea normalmente tem na boca um elemento chamado probóscide, que parece um tubo comprido. Ela usa a probóscide para furar a pele e sugar o sangue dos animais, pois precisa desse sangue para o desenvolvimento de seus ovos. Os mosquitos machos não picam; sua boca é apropriada para extrair o sumo das frutas.

As fêmeas dos mosquitos depositam os ovos na superfície da água parada. Esses ovos se transformam em larvas longas e retorcidas que vivem sobre o meio aquático. As larvas soltam mais de uma vez a sua camada externa e depois assumem uma nova forma, chamada crisálida, que também vive na água. As crisálidas se transformam em mosquitos adultos que voam e se reproduzem.

Os mosquitos são considerados insetos nocivos porque transmitem muitas doenças, mas livrar-se deles é difícil. Um modo de conseguir isso é drenar a água de fossos, pântanos e lagos onde eles depositam os ovos. Para eliminar os mosquitos adultos, usam-se inseticidas, que são pós ou líquidos para matar insetos nocivos. Porém essa arma de combate também pode ser perigosa para os animais e as pessoas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.