A motocicleta é um veículo de duas rodas dotado de motor. Ela é maior, mais pesada e mais rápida que a bicicleta, mas ambas possuem muitas coisas em comum, a começar pelo uso de duas rodas.

A motocicleta é um meio de transporte muito comum em todo o mundo, mas também é usada em corridas, ou apenas por diversão.

Estrutura da motocicleta

Assim como o automóvel, a motocicleta normalmente tem um motor e precisa ser abastecida com um combustível. O corpo da motocicleta, chamado quadro, costuma ser feito de aço. O guidão e o assento acolchoado são montados na parte superior do quadro. Os pneus são presos no quadro, um na frente e outro atrás, e são muito parecidos com os de um carro, porém mais estreitos.

Freios, faróis dianteiro e traseiro, pisca-piscas e buzina são itens de segurança importantes em uma motocicleta. Algumas motos têm barras laterais que impedem o veículo de se chocar contra o chão em caso de queda. Outros modelos têm um para-brisa dianteiro.

As motocicletas são projetadas para diferentes usos. Há motos de rua e motos estradeiras, além de pequenas motonetas para andar no asfalto. As estradeiras são equipadas para viagens de longa distância. Motos de motocross, de corrida e minimotos são máquinas off-road, para andar fora da estrada.

Como funciona a motocicleta

Os motociclistas precisam usar as mãos e os pés para dirigir. O motor é acionado girando-se uma chave. Uma vez dada a partida no motor, o motociclista usa os controles situados no guidão e os pedais para dirigir. Manoplas no guidão controlam a velocidade da motocicleta. No guidão também está a alavanca que aciona os freios dianteiros. Os pedais acionam os freios traseiros.

Os motociclistas precisam seguir as leis de trânsito e outras regras específicas para motos. Em muitos países, como o Brasil, é exigida carteira de habilitação especial para dirigir motocicletas, além de ser obrigatório o uso de capacete.

História

Muitos inventores, no século XIX, tentaram colocar motores em bicicletas. As primeiras motocicletas tinham motores a vapor. Em 1884, um inventor inglês colocou um motor a gasolina em um triciclo. Por volta de 1900, muitas pessoas já estavam construindo veículos de duas rodas com motores a gasolina.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.