A mula é um animal do grupo dos mamíferos. Ela se perece com um cavalo, mas, na verdade, é um animal híbrido, isto é, misturado. Resulta do cruzamento de uma égua com um burro ou asno. A mula também é chamada de besta. Quando o cruzamento da égua com um burro resulta num macho, o filhote é chamado de mulo, mu, ou mesmo burro.

A mula lembra o cavalo na altura, na uniformidade da pelagem e na forma do pescoço e da anca. A cabeça, semelhante à do asno, é curta e grossa, com orelhas longas. Também como o asno, a mula tem as patas finas, os cascos pequenos e a crina curta. A pelagem é geralmente da cor marrom ou castanha. As mulas variam bastante em tamanho de cerca de 120 a 180 cm de altura. Podem pesar entre 275 e 700 quilos.

Os muares são animais muito mais resistentes que o cavalo. As mulas eram bestas de carga na Ásia Menor pelo menos 3 mil anos atrás, e ainda hoje são usadas em muitas partes do mundo devido a sua capacidade de suportar trabalhos sob condições muito severas. Na atualidade também são muito valorizadas em eventos como cavalgadas e exposições.

A mula foi muito importante na colonização do Brasil, pois era ela quem carregava as pesadas cargas dos tropeiros pelo interior, e também aguentava viagens longas pelas picadas abertas nas montanhas.

Por ser um animal híbrido, a mula é estéril, isto é, ela não pode se reproduzir, não tem filhotes. Assim, toda mula e todo mulo nascem, sempre, de uma égua.

No folclore brasileiro há uma personagem que é a mula sem cabeça. É uma mula que solta fogo pelo buraco existente onde deveria estar sua cabeça. A lenda diz que toda mulher que namorasse um padre se transformaria em uma mula sem cabeça. Para colocar fim ao encanto, alguém teria que conseguir tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carregasse na boca.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.