Um nômade é uma pessoa que está sempre se mudando de um local para outro. Muito tempo atrás, antes do desenvolvimento da agricultura e das cidades, muitos povos eram nômades. Eles se deslocavam de uma região a outra em busca de alimentos para si ou para seus animais. Com o passar do tempo, o número de nômades foi decrescendo. Algumas pessoas, no entanto, ainda têm estilo de vida nômade, isto é, não ficam morando num mesmo lugar por muito tempo.

Existem três tipos genéricos de nômades: os caçadores-coletores, os pastores e os mercadores-artesãos. Os primeiros se deslocam à procura de animais para caçar e de plantas silvestres para colher. Na América, muitos índios eram caçadores-coletores antes de os europeus dominarem suas terras. Atualmente existem alguns bosquímanos, no sul da África, que são caçadores-coletores.

Os pastores nômades viajam para encontrar terras em que seus animais possam pastar. Alguns povos da Ásia central, da Sibéria, da península Arábica e do norte da África são pastores nômades. Os cazaques, povo do Cazaquistão, país da Ásia central, criam cavalos, ovelhas, gado, cabras e camelos, e alguns deles percorrem centenas de quilômetros, fugindo do inverno de sua terra natal, no sul, para aproveitar o verão dos pastos do norte. Os beduínos são os pastores nômades da península Arábica.

Os nômades mercadores-artesãos viajam vendendo produtos ou prestando serviços. Os nômades da Índia e do Paquistão, por exemplo, vão de cidade em cidade vendendo cestos feitos à mão e outros produtos. Os ciganos eram nômades desse tipo; hoje, contudo, muitos deles vivem em lugares fixos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.