Os navajos são um povo de índios do sudoeste dos Estados Unidos. Representam a segunda maior tribo da América do Norte, sendo a primeira a cheroqui. No fim do século XX havia quase 270 mil indivíduos navajos.

No início habitavam a região que hoje corresponde ao centro e ao oeste do Canadá, vivendo da caça e da coleta de plantas. Entre os séculos X e XIII, migraram para o sul e começaram a cultivar a terra. Moravam em casas de madeira chamadas hogans, em formato hexagonal (com seis paredes) ou octogonal (com oito paredes), cobertas de terra.

Os navajos aprenderam muitas habilidades com povos vizinhos — provavelmente os índios pueblos —, como a agricultura e a tecelagem. Com os vizinhos do México, aprenderam a trabalhar a prata. Os tapetes e as mantas navajos são muito famosos.

Os exploradores espanhóis chegaram no fim do século XVI, trazendo cavalos e gado. Muitos navajos começaram a criar rebanhos. Durante muito tempo atacaram os povoados espanhóis e, mais tarde, os americanos. Por isso, em 1863, o governo dos Estados Unidos acabou declarando guerra aos navajos, destruindo seus rebanhos e suas plantações. Em 1864, o governo havia capturado e detido 8 mil pessoas desse povo no leste do Novo México.

Em 1868, os navajos tiveram permissão para voltar às suas terras e se estabeleceram em uma reserva ao longo da fronteira entre os estados do Arizona e do Novo México. Hoje, a reserva navajo, que ocupa parte dos estados do Arizona, de Utah e do Novo México, é a maior dos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.