A neblina é uma névoa baixa e fechada, formada por gotículas de água paradas no ar. Ela é semelhante a uma nuvem, mas fica mais próxima do chão, e não no céu. Sob neblina espessa, torna-se difícil enxergar a paisagem que nos cerca. Alguns carros têm faróis especiais de neblina, para que a luz incida sob o nevoeiro e não haja reflexão nas partículas de umidade.

O que forma a neblina é o vapor de água, ou seja, água em forma gasosa. Quando o ar esfria, o vapor de água presente no ar se condensa — volta ao estado líquido. A neblina aparece quando esse líquido se acumula em volta de partículas de poeira no ar. Um vento leve ajuda a neblina a se formar e permanecer no ar. Quando o vapor de água se condensa sobre o solo, é chamado de orvalho.

A neblina é muito comum em vales ou nas proximidades de rios ou lagos. Geralmente ela se forma à noite, quando o ar esfria. Quando o ar se aquece, pela manhã, ela evapora, ou seca. Em lugares mais frios, a neblina pode continuar presente durante o dia inteiro.

A neblina também pode se formar quando um ar quente passa lentamente sobre um oceano ou um lago mais frios, ou sobre gelo ou neve. E o inverso também acontece — isto é, a passagem de ar frio sobre terra ou água mais quentes pode resultar na formação de neblina. Assim, vemos que a neblina se forma quando há contraste entre a temperatura do ar e a da superfície sobre a qual ele se movimenta.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.