O ninho é uma estrutura na qual um animal vive ou mantém seus filhotes. Os pássaros são conhecidos por construir ninhos para botar seus ovos neles. Alguns peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e insetos também constroem ninhos.

Ninhos das aves

As aves fazem seus ninhos em árvores, arbustos, grutas ou penhascos, ou mesmo em construções. Algumas espécies fazem o ninho no chão ou no subsolo. Muitos pássaros os fazem em forma de cesto. Outros os elaboram com teto em forma de cúpula ou fazem ninhos que ficam pendurados dos galhos de uma árvore como grandes bolsas. O tamanho do ninho depende do tipo de ave. O ninho de um beija-flor é do tamanho do punho de um bebê. Já o ninho da águia é tão grande que uma pessoa pode deitar-se nele.

As aves usam uma infinidade de materiais de construção. Além de gravetos e capim, elas podem usar barro, penas, felpa de plantas e pedaços de teia de aranha. Alguns pássaros usam a própria saliva para cimentar os materiais. Os tiês-pretos são construtores muito habilidosos. Eles constroem seus complexos ninhos trançando longos fios de capim com o bico.

Ninhos de outros animais

A maioria dos animais faz ninhos simples. Alguns peixes cavam o ninho no leito dos rios ou do mar. Outros fazem os deles nas plantas. Alguns sapos constroem o ninho na lama ou na espuma endurecida que flutua na superfície da água. Os jacarés fazem montes de capim e lama. As najas juntam folhas para fazer seu ninho.

Alguns pequenos mamíferos também elaboram os ninhos com matéria-prima vegetal. Os esquilos usam gravetos e folhas para fazer seu ninho em árvores. Coelhos, camundongos, toupeiras e marmotas os constroem embaixo da terra.

Os insetos que vivem em colônias fazem os tipos de ninho mais elaborados. Os das formigas e os dos cupins em geral possuem muitos túneis compridos, que correm pelo subsolo. Eles também têm câmaras separadas para a rainha, as larvas e os filhotes. Os ninhos de abelhas, ou colmeias, têm um centro, chamado favo. O favo é composto por várias células hexagonais feitas de cera. É aí onde a abelha-rainha põe seus ovos. O ninho das vespas parece de papel e é feito de madeira, que elas mastigam e cospem.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.