Oca é o nome dado a um tipo específico de moradia construída por índios brasileiros. A palavra é originária do tupi oka.

A estrutura da oca é feita de galhos de taquaras e de troncos de árvores. A cobertura é feita de palha ou de folhas de palmeira. As ocas são bastante resistentes, podendo durar até quinze anos.

Uma oca pode ter até 40 metros de comprimento. Muitas famílias de índios vivem ali, compartilhando todo o espaço, pois não existem paredes em seu interior. A oca não tem janelas, mas possui mais de uma porta, o que permite a circulação do ar.

As ocas são construídas coletivamente por grupos de indígenas de uma mesma tribo. A construção pode levar de sete a quinze dias, dependendo do tamanho da oca.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.