A odontologia é a especialidade de trabalho dos dentistas. Dentistas são profissionais de saúde que cuidam da prevenção e do tratamento de doenças nos dentes e nas gengivas.

Prevenção de cáries

Problema dentário mais comum, a cárie é causada por uma película pegajosa chamada placa. Quando os ácidos da placa corroem a camada externa dos dentes, formam-se áreas cariadas chamadas cavidades.

Escovar os dentes e passar fio dental podem evitar as cáries, mas limpezas regulares no consultório do dentista também são importantes. Durante a limpeza, o dentista ou seu assistente remove o tártaro e outros materiais dos dentes. Substância densa e amarelada, o tártaro é formado pela placa, por minerais e saliva. Na limpeza o dentista também faz o polimento dos dentes, o que ajuda a prevenir o reaparecimento da placa. Ele também pode tratar os dentes com fluoreto de sódio, um mineral que ajuda a prevenir a formação de cavidades.

Tratamentos dentários

O dentista sempre começa o trabalho inspecionando os dentes e gengivas para ver se há problemas. Muitas vezes tira raios X , pequenas radiografias, para ver se há cáries escondidas, problemas no interior dos dentes ou embaixo das gengivas.

O dentista usa uma broca para remover as cáries e pode aplicar anestesia para o paciente não sentir dores durante o procedimento. Depois é feita a obturação, para tapar o orifício. Ele é preenchido com uma substância feita de metais, resinas ou outros materiais.

Dentistas evitam extrair dentes. Às vezes, porém, isso é necessário devido a dores excessivas ou outros problemas. Nesse caso, o dente removido pode ser substituído por outro falso. Alguns dentes falsos ficam presos no osso maxilar ou nos outros dentes. Outros, chamados dentaduras, encaixam na gengiva e podem ser tirados para limpeza.

Dentistas também podem tratar outros problemas nos dentes e na mandíbula, e doenças nas gengivas. Os dentistas chamados ortodontistas endireitam dentes tortos. A odontologia cosmética faz os dentes ficarem nivelados e brancos.

História

Antigamente, as pessoas usavam ervas, desinfetantes orais, feitiços e orações para tratar problemas dentários, além de arrancar dentes cariados. A odontologia tornou-se mais científica no século XVIII e o uso de medicamentos e radiografias teve início no século XIX. No século XX, o fluoreto de sódio passou a ser adicionado em pastas dentifrícias e na água potável para ajudar na prevenção de cáries.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.