Os Rolling Stones é uma das bandas de rock mais bem-sucedidas. Ao lado de The Beatles, foi a banda que mais ajudou a estabelecer o rock inglês como um dos mais populares gêneros musicais até hoje. Está em sua quarta formação.

A banda se formou em 1960, e se afirmou a partir de1962 com Mick Jagger (vocal, guitarra e gaita), Keith Richards (vocal e guitarra), Charlie Watts (bateria e percussão), Bill Wyman (baixo) e Brian Jones (guitarra). Em 1969, Brian Jones abandonou o grupo, e foi encontrado morto pouco tempo depois. Mick Taylor (guitarra) ocupou seu lugar e permaneceu na banda até 1974, quando foi substituído por Ron Wood (guitarra). Em 1993, o baixista Bill Wyman saiu da banda, dando-lhe a quarta formação desde o que começaram a gravar discos.

Os sucessos

Profundamente influenciados pelo blues e pelo rock’n’roll, notadamente por artistas como Muddy Waters e Chuck Berry, os Rolling Stones começaram gravando músicas de outros compositores, mas conheceram seu primeiro sucesso internacional em 1965, com a canção “(I Can’t Get no) Satisfaction”, composta por Jagger e Richards. A partir daí, a fama do conjunto foi crescendo até o final dos anos 1970, com discos como Between the Buttons (1966); Their Satanic Majesties Request (1967); Beggar’s Banquet (1968) e Let it Bleed (1969).

No início dos anos 1970, o grupo lançou dois discos importantes: Sticky Fingers (1971), com capa criada pelo artista plástico Andy Warhol, e sobretudo Exile on Main Street (1972), considerado por grande parte da crítica o melhor álbum da banda.

Em 1974, Ron Wood (guitarra) entrou no lugar de Mick Taylor, dando ao grupo sua terceira formação. Os Rolling Stones gravaram então outra série de discos de grande sucesso, como It’s Only Rock’n’Roll (1974), Black and Blue (1976) e Some Girls (1978), com o sucesso “Miss You”.

Em 1980 o grupo quase se dispersou, e Ron Wood foi figura importante para que a união fosse mantida. Houve, a partir daí, um período em que a produção discográfica dos Rolling Stones foi menos impactante, apesar do excelente disco Tattoo You (1981), com a canção “Start Me up”, e de alguns outros sucessos, como “Emotional Rescue” (1980, do disco homônimo), “Undercover of the Night” (1983, do disco Undercover), “Love is Strong” (1994, do disco Voodoo Lounge) ou “Rough Justice” (2005, do disco A Bigger Bang). Em 1993, o baixista Bill Wyman deixou a banda para se dedicar a seus projetos pessoais, como a banda Rhythm Kings.

Turnês, solos e influências

O grupo continua realizando turnês internacionais extremamente bem-sucedidas e que já passaram pelo Brasil em 1995, 1998 e 2006 (quando os Rolling Stones se apresentaram na praia de Copacabana, no Rio do Janeiro, diante de cerca de 1,5 milhão de pessoas). A qualidade do repertório do grupo, associada à forte presença cênica de Mick Jagger e Keith Richards, explicam que as turnês dos Rolling Stones continuem atraindo grande número de espectadores. Isso é bem mostrado no filme Shine a Light (2008), dirigido por Martin Scorsese.

Grupo fundamental do rock há mais de quarenta anos, os Rolling Stones influenciaram muitos artistas, como Led Zeppelin, Aerosmith, Guns’n’Roses ou Oasis. Fora do grupo, Mick Jagger e Keith Richards já gravaram alguns discos solo, que, porém, não tiveram o sucesso crítico e de público alcançado pela banda. Charlie Watts lançou alguns trabalhos voltados para o público de jazz.

Mick Jagger nasceu em 26/07/1943; Keith Richards, em 18/12/1943; Charlie Watts, em 02/06/1941; Ron Wood, em 1/06/1947. Apesar da idade de seus integrantes, a banda ainda mantém a vitalidade do rock.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.