O outono é a estação do ano que vem logo depois do verão e antes do inverno, caracterizando-se como uma época de colheita, pois os frutos já estão bem maduros. O nome “outono” vem do latim e significa, justamente, “amadurecer”. No hemisfério Norte, o outono começa no dia 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro. Já no hemisfério Sul, onde se localiza quase todo o território brasileiro, o início é em 20 ou 21 de março e o término, em 21 ou 22 de junho.

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta algumas características, como a diminuição das chuvas, mudanças bruscas no tempo e a ocorrência de nevoeiros em algumas regiões, com temperaturas mais amenas. Uma característica bem marcante dessa época é a mudança das cores das folhas das árvores, que passam a ter tons amarelados e avermelhados. Isso ocorre porque as plantas estão se preparando para o inverno, com os nutrientes saindo das folhas para serem armazenados nos galhos, nos troncos e nas raízes. Dessa forma, muitas árvores podem perder as folhas durante o outono para enfrentar o frio do inverno.

Outra característica do outono são as plantas que florescem nessa época, como as quaresmeiras e as paineiras, que dão flores lindas, enfeitando a estação.

Não são somente as plantas que se preparam para o inverno durante o outono; muitos animais também. Alguns pássaros migram para locais mais quentes, já se antecipando à chegada do inverno. E alguns mamíferos comem mais do que o necessário a fim de “estocar” alimento para o período que passarão hibernando, durante o inverno.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.