O oxicoco é um tipo de fruta de sabor um pouco azedo, usada na produção de molhos, geleias, pães, bolos e sucos. Contém minerais e vitaminas A e C. No Brasil, usa-se quase sempre o nome inglês, cranberry, para designar essa fruta; a palavra “oxicoco” é geralmente pouco utilizada.

O oxicoco cresce em solo úmido e esponjoso, em lugares chamados paludes (ou pauis), terrenos alagadiços da América do Norte, da Ásia e da Europa, em áreas preparadas especialmente para seu cultivo. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial da fruta.

O oxicoco pode ser redondo ou oval, ou ainda ter formato de pera. Sua cor varia entre o rosa e o vermelho muito escuro. Alguns oxicocos são brancos.

A fruta cresce em arbustos pequenos com galhos curtos, nos quais nascem folhas e flores pequenas. As flores dão lugar às frutas. O oxicoco faz parte do grupo de frutas popularmente conhecido como “frutas vermelhas”. Como o mirtilo, que é outra das frutas vermelhas, cresce como um fruto único a partir de uma flor única. Já o morango e algumas outras das também chamadas frutas vermelhas são, na verdade, grupos de frutos minúsculos que crescem a partir de uma única flor, ao contrário do oxicoco e do mirtilo.

Para colher os oxicocos, os plantadores primeiro inundam o palude e então usam máquinas para derrubar as frutas das plantas, num processo chamado de colheita hídrica. As frutas sobem à superfície da água, e então se torna mais fácil fazer a colheita.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.