O pâncreas é uma parte do sistema digestório responsável pela produção de enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos. Ele também produz dois tipos de hormônios, as substâncias responsáveis por determinadas funções do corpo. Todos os animais vertebrados têm pâncreas.

Estrutura

Nos seres humanos, o pâncreas é macio e tem cor amarelada. Medindo de 15 a 20 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de espessura, situa-se atrás do estômago, do lado esquerdo do corpo.

Funções

Quando o alimento chega ao intestino delgado, este libera hormônios que fazem o pâncreas secretar enzimas digestivas. Essas enzimas chegam ao intestino através de canais e ajudam na digestão de gorduras, amidos e proteínas.

O pâncreas também produz os hormônios chamados insulina e glucagon, responsáveis pelo controle da glicose, ou açúcar, no sangue. A glicose é a maior fonte de energia para o corpo.

A insulina circula pela corrente sanguínea e ajuda as células a absorver a glicose necessária. A função do glucagon é oposta: ele faz o fígado produzir glicose no sangue. Juntos, esses dois hormônios mantêm a glicose do corpo no nível saudável.

Problemas no pâncreas

O pâncreas está sujeito a sofrer infecções e câncer. Se o pâncreas não produz insulina suficiente, ocorre uma doença chamada diabetes. A falta de insulina significa que o sangue contém açúcar demais, por isso os portadores de diabetes precisam seguir uma dieta com pouco açúcar e em muitos casos têm de tomar insulina.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.