O pé é a extremidade inferior da perna. Todos os animais dotados de coluna vertebral e pernas têm pés. Os pés são feitos de ossos e músculos. Na parte dianteira, eles se dividem em dígitos, ou dedos. As extremidades dos dedos são protegidas por pele endurecida — sob a forma de unhas, garras ou cascos. Os pés sustentam o peso do corpo e têm uma estrutura que permite que os animais andem, corram e saltem.

O pé do ser humano

O pé humano possui calcanhar, uma parte média chamada peito do pé e cinco dedos, chamados artelhos. A parte inferior do pé é a sola. A planta do pé é a parte da sola situada atrás dos dedos.

Cada pé possui 26 ossos, que formam dois arcos que permitem ao ser humano ficar em pé e andar ereto. Um dos arcos se estende do calcanhar aos dedos do pé. Ele absorve o choque do movimento de caminhar. O outro arco atravessa a planta do pé, ajudando a distribuir o peso do corpo pelo pé. As articulações — os pontos de encontro entre os ossos — permitem que o pé se dobre facilmente.

Os pés de outros animais

Alguns animais — como guaxinins, macacos e outros primatas — conseguem usar os pés, ou patas, também como garras, para pegar objetos. Outros, como os ursos e os babuínos, quando caminham, colocam seus pés inteiros no chão. Já os cães e os gatos, por exemplo, nunca apoiam os calcanhares no chão. Há outros animais, como cavalos e cervos, que andam sobre cascos, localizados na ponta de um ou dois dedos.

Nos insetos, as partes descritas como pés são simplesmente as extremidades inferiores das pernas. Os moluscos, como os caracóis e os mexilhões, possuem um músculo chamado pé que lhes permite movimentar-se.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.