O pêssego é uma fruta de pele aveludada e doce perfume. Está entre as espécies de frutas mais consumidas no mundo todo. Existem milhares de variedades de pêssegos.

Os pessegueiros crescem especialmente em regiões de clima temperado. Os Estados Unidos são o maior produtor do mundo. No Brasil, os pêssegos e as nectarinas (outra variedade da fruta) são plantados nos estados do Sul e do Sudeste, onde o clima é mais ameno. Os principais produtores são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O Rio Grande do Sul é o maior produtor; as plantações ocupam 10 mil hectares e representam 46 por cento da produção nacional. A época do pêssego e da nectarina vai de setembro a fevereiro.

As árvores de pêssego atingem até 6,5 metros de altura, mas a maioria dos fruticultores não deixa as árvores crescerem mais que 3 ou 4 metros, para facilitar a colheita. As flores brotam na primavera e podem ser de cor branca, rosa, vermelha ou roxa. As frutas se desenvolvem a partir das flores.

Os pessegueiros são plantados em pomares. Quando as frutas começam a se formar, alguns galhos são podados para que as frutas dos galhos restantes tenham mais espaço para crescer.

Os pêssegos são arredondados e medem aproximadamente 7,6 centímetros; podem ser amarelos, alaranjados, vermelhos ou brancos. Sua pele costuma ser aveludada, mas algumas variedades, como as nectarinas, têm pele lisa. No centro do pêssego há um caroço grande e áspero.

Os pêssegos são consumidos ao natural, em forma de geleia, em conserva e doce e nas coberturas e recheios de várias sobremesas. Com eles também se faz um suco delicioso.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.