A palafita é um tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares. Esse tipo de construção é comum em áreas alagadiças, pois deixa a casa em uma altura que a água não alcança.

No Brasil, as palafitas são muito comuns na Amazônia, no Pantanal, e em locais em que as águas sobem na cheia. Elas também estão presentes em alguns países da Ásia.

Acredita-se que as palafitas tenham surgido na era neolítica, isto é na Pré-História. Restos dessas habitações foram encontrados em sítios arqueológicos europeus.

Em geral, as palafitas são feitas de madeira, de palha ou de taipa, isto é, de barro sobre uma armação de galhos e ripas. Como se trata de um tipo de moradia precária, as populações que vivem nas palafitas estão em constante risco, especialmente quando as águas sob as casas são poluídas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.