O palmito é um alimento extraído de dentro de alguns tipos de árvores chamadas palmeiras, como o açaizeiro, a palmeira-juçara e a pupunheira. Elas são as principais fontes do palmito. A palmeira-juçara é do gênero Euterpe, do qual fazem parte 28 espécies encontradas entre as Antilhas e a América do Sul.

O homem é um dos grandes consumidores do miolo desses tipos de palmeira, o palmito. Além de ser importante no comércio interno e externo para o Brasil, é uma das principais fontes de alimento dos povos que habitam a Amazônia, principal local de produção do palmito. Das palmeiras aproveita-se quase tudo: os frutos (como alimento e no artesanato), as folhas (em coberturas de casas e em trançados), a parte externa do caule (em ripas de telhado), as raízes (como vermífugo) e o próprio palmito (como alimento e remédio anti-hemorrágico).

Para obter o palmito é preciso cortar a palmeira, e, como o consumo desse alimento é grande, a planta fica ameaçada de extinção. Isso prejudica a manutenção da biodiversidade de biomas como o da mata Atlântica, já que a semente da palmeira e o seu fruto servem de alimento para diversos animais, como tucanos, sabiás, macucos, periquitos, maritacas, jacus, jacutingas, porcos-do-mato, antas, ratos-de-espinho, esquilos, tatus e capivaras.

A exploração do palmito é tanta que causa desequilíbrio ecológico também na Amazônia. Por isso, atualmente, agrônomos vêm pesquisando o palmito de pupunha, e já se comprovou que ele se desenvolve com mais facilidade do que o da palmeira-juçara. As áreas de conservação do palmito são protegidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.