O pandeiro é um instrumento musical de percussão. Ele é composto de um aro de madeira sobre o qual é esticada uma pele (de cabra ou de material sintético). Ao redor do aro, estão inseridas rodelas de metal (soalhas).

O pandeiro é um instrumento muito antigo. Há registros de sua utilização entre os povos árabes, muitos séculos atrás. A imagem de odaliscas tocando pandeiro é recorrente no imaginário ligado aos contos das Mil e uma noites. Ele foi se tornando popular com o decorrer dos anos e hoje é um instrumento conhecido em todos os continentes.

O pandeiro pode ser tocado de várias maneiras. Uma mão segura o instrumento, a outra faz a percussão, bastando para isso bater com a palma, o pulso e os dedos. A maneira de bater faz muita diferença e é por causa dela que o som emitido pode ser curto e seco ou longo e floreado. Ao bater no pandeiro, soam também as soalhas. O pandeiro pode também só ser sacudido, para fazer apenas as soalhas soarem. Há pandeiros que não consistem apenas no aro com as soalhas, sem a pele esticada entre ele; são bastante usados na música pop e no rock.

A versatilidade do pandeiro, essa possibilidade de tocá-lo de maneiras diversas, o torna um instrumento apreciado por muitos músicos. Ele pode ser tocado sozinho (solado) ou junto com outros instrumentos. Há pandeiristas no rock, no samba, no chorinho, na música cigana, na música folclórica de muitos países e até em orquestras.

No Brasil, ele ganhou notoriedade como instrumento de percussão para acompanhar o samba, e também na capoeira, pois é um dos instrumentos que acompanham o berimbau. Há muitos pandeiristas famosos, mas o mais conhecido deles foi o cantor e compositor Jackson do Pandeiro (1919-1982).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.