O papagaio é uma ave conhecida pela plumagem verde, pelo bico curvo e por repetir a fala das pessoas. Algumas espécies são excelentes imitadoras da voz humana. Papagaios estão entre as aves mais populares. São inteligentes, sociáveis e costumam viver muitos anos.

O papagaio pertence à família dos psitacídeos, que inclui também as araras, os periquitos e as maritacas.

Onde vivem os papagaios

Os papagaios vivem sobretudo no hemisfério Sul. No Brasil, podem ser encontrados no país todo, embora certas espécies sejam características apenas de determinadas regiões. A maioria dos papagaios habita as florestas equatoriais e tropicais. Algumas espécies podem ser encontradas no Cerrado e em pinheirais.

Características físicas

O tamanho dos papagaios varia bastante. Muitas das espécies encontradas no Brasil têm cerca de 35 centímetros de comprimento, embora algumas não ultrapassem os 23 centímetros e outras possam atingir até 41 centímetros. O corpo dos papagaios costuma ser verde, porém penas de outras cores, como vermelho, amarelo e azul, são comuns em áreas como as asas e a cabeça.

Os papagaios têm corpo robusto, pescoço curto e quatro dedos em cada pé. Dois dedos são voltados para trás e dois são virados para a frente. Com os pés e com o bico, o papagaio consegue movimentar-se, escalando galhos e subindo em árvores. O bico forte e curvo serve também para abrir cascas, como a do amendoim ou do pinhão. Papagaios comem sobretudo sementes e frutas.

Aves ameaçadas

Algumas espécies de papagaios estão ameaçadas de extinção. As árvores das florestas em que eles vivem estão sendo cortadas, para que o terreno seja transformado em fazendas, cidades e indústrias. Além disso, muitos traficantes aprisionam e vendem essas aves como animais de estimação. No Brasil a caça e a captura de animais silvestres são proibidas por lei.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.