O nome paquicefalossauro significa "lagarto cabeça-dura", referindo-se a seu crânio em forma de cúpula. Costumava bater a cabeça e por isso é considerado o carneiro selvagem dos dinossauros. Pertence à ordem dos Ornithischia, ou dinossauros com bacia similar à das aves.

Quando e onde viveu o paquicefalossauro

Este dinossauro viveu durante o período Cretáceo, cerca de 98 a 65 milhões de anos atrás. Restos fósseis de paquicefalossauro foram encontrados na América do Norte. Este dinossauro vivia em áreas ricas em vida vegetal, possivelmente em ou perto de florestas.

Características físicas

O paquicefalossauro era enorme em comparação com outros dinossauros com o crânio em forma de cúpula. Podia crescer até 4,5 metros de comprimento, e sua grande cabeça media até 60 centímetros de comprimento. A maciça e sólida cúpula óssea em cima da cabeça tinha 25 centímetros de espessura. Esta cúpula estava cercada por botões de osso e ferrões, parecendo uma coroa. Ele também tinha picos ao redor do focinho. Seus dentes eram pequenos e de formato triangular. O paquicefalossauro tinha um pescoço curto e grosso, e um corpo volumoso. Ele se levantava e andava nas duas patas traseiras e tinha uma cauda dura pesada. Suas patas dianteiras eram mais curtas do que as patas traseiras.

Comportamento

O paquicefalossauro provavelmente comia plantas macias, folhas, frutos, sementes e alguns insetos. Alguns paleontólogos acreditam que os machos rivais do paquicefalossauro batiam as cabeças para competir durante a temporada de acasalamento. Segundo esta teoria, a espinha dorsal e a cauda estavam especialmente adaptadas para ajudar a absorver o choque desses animais batendo de frente um contra o outro. O crânio grosso atuou como uma espécie de capacete para proteger seu cérebro minúsculo. Porém, outros cientistas afirmam que o crânio de paquicefalossauro não era adequado para este tipo de comportamento, e que o animal batia os flancos de suas rivais. Também, outros pensam que este dinossauro usou o desenho especial de seu crânio simplesmente como um sinal visual para atrair parceiros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.