Uma pedreira é um poço ou uma encosta rochosa de onde se extraem pedras para diversas finalidades, especialmente para a construção civil. Durante a extração, os trabalhadores cortam as pedras ou as explodem em pequenos pedaços. A extração de pedras é uma atividade do mesmo tipo da mineração, que consiste na remoção de minérios da crosta terrestre.

Tipos de pedras

Basicamente, há dois tipos de pedras preparadas para a construção: pedra aparelhada e pedra britada. As aparelhadas, como o granito e o calcário, consistem em blocos ou placas que são recortados de um tamanho mais ou menos uniforme. As pedras britadas (ou britas) são muito menores que as aparelhadas, pois são quebradas em pequenos pedaços desiguais.

Como funciona uma pedreira

Numa pedreira, as pedras são extraídas por corte, por furos ou por explosões. Para obter os blocos de pedras, os trabalhadores usam equipamentos que cortam ou furam as paredes rochosas. Os grandes blocos pesam toneladas, por isso são cortados em pedaços menores antes de ser transportados. No caso das pedras britadas, os trabalhadores usam explosivos para arrancá-las das paredes da pedreira.

Uso das pedras

Há pedreiras em quase todos os países do mundo, porque as pedras são um material de construção básico. Os blocos de pedras aparelhadas são usados em grandes construções, monumentos e esculturas. Também são usados em pontes, túneis e barragens. As pedras britadas são mais usadas para construir estradas e fabricar concreto.

Para explorar uma pedreira é necessária autorização governamental, pois trata-se de uma atividade que promove grande mudança ambiental e interfere em patrimônio federal (ou seja, que pertence ao governo do país). Muitas vezes, onde antes havia uma montanha, sobra um terreno devastado depois da exploração da jazida de pedra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.