O peixe-boi é um mamífero que se move lentamente e tem aparência que lembra a da foca. Também é chamado por outros nomes, como manati, baiacu-de-chifre e goarabá. Visto de longe, parece uma pessoa nadando. Por isso, o peixe-boi pode ter inspirado a criação de lendas sobre sereias. As sereias são criaturas míticas, metade mulher e metade peixe.

O peixe-boi vive em rios e águas costeiras rasas. Há três espécies de peixe-boi. O peixe-boi-da-amazônia vive em água doce, na América do Sul, especialmente no rio Amazonas. O peixe-boi-africano vive no oeste da África tropical. O peixe-boi-do-caribe ocorre na Flórida, Estados Unidos, e no mar das Antilhas.

O animal adulto pode ter até 4,6 metros de comprimento e pesar 1.660 quilos. Sua cauda arredondada e achatada o impulsiona para a frente. Como todos os mamíferos, o peixe-boi tem pulmões. Para respirar, precisa nadar até a superfície da água em busca de ar. É herbívoro, ou seja, se alimenta de plantas gramíneas e usa as nadadeiras para empurrar os alimentos até a boca.

O peixe-boi vive sozinho ou em pequenos grupos familiares. Conhecida como peixe-mulher, a fêmea tem filhotes a cada dois ou três anos.

O peixe-boi é uma espécie ameaçada. O número das três espécies de peixe-boi está diminuindo. Em alguns casos, devido à poluição das águas onde vivem. Muitos também são feridos ou mortos por hélices de barcos. Hoje em dia, a maioria das áreas tem leis protegendo o peixe-boi.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.