O peixe-voador é bastante original, porque parece voar acima da água em vez de nadar. Diferentemente das aves, que voam batendo asas, ele é um peixe que salta para fora da água e usa as nadadeiras para planar.

As cerca de quarenta espécies de peixe-voador estão espalhadas por diversas partes do mundo, preferindo as águas quentes.

Em geral, o peixe-voador tem menos de 45 centímetros de comprimento. O dorso e as laterais são de tonalidade azul-escura, e a parte inferior é prateada. O corpo longo e estreito tem nadadeiras laterais grandes, parecidas com asas. Algumas espécies também têm nadadeiras no ventre.

Cientistas acreditam que o peixe-voador “voa” para fugir de predadores. Primeiramente ele ganha velocidade debaixo da água, mantendo as nadadeiras junto ao corpo enquanto nada para cima. Ao chegar à superfície, ele abre as nadadeiras, que funcionam como asas. Ao mesmo tempo, bate rapidamente a cauda, ainda submersa. É isso que o impulsiona para fora da água. Com as nadadeiras abertas, ele plana acima da superfície. Alguns peixes podem se deslocar até 180 metros em um só impulso.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.