A pele é a camada mais externa do corpo dos seres humanos e de outros animais vertebrados. Ela protege o organismo dos ferimentos, do calor ou do frio em excesso e, também, da invasão de micro-organismos.

A pele de certos animais apresenta características especiais que lhes proporcionam mais proteção. As aves, por exemplo, têm penas inseridas na pele. Já os peixes e os répteis têm escamas. A maioria dos mamíferos possui uma espessa camada de pelos, chamada pelagem. O ser humano também tem pelos, que servem de proteção, na superfície da pele.

A pele humana tem três camadas. A epiderme é a camada mais fina e externa, com a capacidade de eliminar as células mortas constantemente enquanto novas células são formadas. A epiderme produz uma substância chamada melanina, que confere coloração à pele. Além disso, também existem células na epiderme que são responsáveis pela formação das unhas.

A camada intermediária é a derme. Ela é mais espessa e serve para sustentar e fortalecer a epiderme. Suas fibras tornam a pele forte e elástica. Nela estão os folículos pilosos, que produzem os pelos e os cabelos, e também vasos sanguíneos e nervos.

A terceira e mais profunda camada é composta basicamente por gordura, que fornece nutrientes para as duas outras camadas. Ela também serve para amortecer impactos e proteger o corpo do frio.

A pele secreta algumas substâncias. As glândulas sudoríparas produzem suor, o qual sai pelos poros, que são minúsculas aberturas que ficam na pele. O suor resfria o corpo e é por isso que suamos em dias muito quentes. As glândulas sebáceas produzem um óleo que deixa a superfície da pele levemente engordurada, ajudando a manter sua elasticidade; porém, quando produzido em excesso, ele causa um problema conhecido como acne, ou espinha, muito comum entre os adolescentes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.