O pentatlo é uma competição atlética que tem cinco modalidades esportivas diferentes: natação, corrida, esgrima, tiro e equitação. Sua inclusão nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1912, para os homens, e no ano 2000, para as mulheres.

Nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, o pentatlo incluía uma corrida por todo o estádio (cerca de 183 metros), salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo e uma luta entre dois atletas, que eram selecionados nas quatro primeiras modalidades.

Originalmente, o pentlato era um torneio que durava cinco dias. Desde 1996, dura apenas um dia.

A competição de tiro atualmente usa pistolas de ar. Vinte projéteis são disparados em um alvo posicionado a 10 metros do competidor. A prova de esgrima é um torneio que tem duração de um minuto. Se nesse tempo nenhum dos atletas conseguir atingir o adversário, ambos são considerados derrotados. Na natação, o atleta que tiver o melhor desempenho nos 200 metros livres vence a competição. No hipismo (ou equitação), cavalos e cavaleiros percorrem um trajeto de 350 a 450 metros, saltando sobre doze obstáculos. O evento final é uma corrida de 3.000 metros.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, a atleta pernambucana Yane Marques conquistou a medalha de bronze, a primeira do Brasil e da América Latina nessa competição. Nos Jogos Pan-Americanos, Marques ganhou a medalha de ouro em 2007, no Rio de Janeiro, e a de prata em 2011, em Guadalajara, no México.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.