As peras são frutas muito apreciadas e podem ser desidratadas, cozidas ou comidas frescas. As pessoas comem também peras em saladas, sobremesas e compotas. As peras são boas fontes de potássio e fibras e rendem um bom suco.

As peras crescem em regiões de clima ameno em todo o mundo. China, Itália e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais. No Brasil, a produção corresponde somente a 10 por cento do total de peras consumidas no país. Os estados que concentram as maiores áreas de cultivo da fruta são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

As pereiras crescem cerca de 15 metros e podem viver mais de 75 anos. Possuem copa larga e folhas ovaladas. As folhas aparecem quase ao mesmo tempo que as flores. As flores da pereira têm cerca de 2,5 centímetros de largura, com cinco pétalas brancas e redondas. Parte da flor, mais tarde, dá origem ao fruto.

A fruta pode ser amarela, verde, avermelhada ou acastanhada. Algumas peras são estreitas no caule e mais arredondadas embaixo. Outras são redondas como maçãs. Em geral, as peras são mais doces e macias que as maçãs, embora algumas possam ser ligeiramente ácidas. Entre os tipos mais conhecidos no Brasil — alguns deles cultivados no sul do país — estão a pera-d’água, a portuguesa, a Red, a Bartlett e a pera-d’Anjou.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.