O pinguim é a única ave que nada mas não voa. De cor branca e preta, se desloca na água com muita facilidade. Em terra, fica ereto e anda gingando.

Onde vivem os pinguins

Existem dezoito espécies, ou tipos, de pinguins. Eles podem ser encontrados, sobretudo, no hemisfério Sul da Terra. Há pinguins de muitos tipos nas regiões frias da Antártica ou nas ilhas próximas delas. Eles também vivem nas costas frias da África, da Nova Zelândia, da Austrália e da América do Sul. O pinguim-das-galápagos é diferente, pois vive numa região quente, ao largo da costa do Equador.

Características físicas

Normalmente o pinguim tem costas pretas e barriga branca. Sua altura varia entre 36 centímetros e 1,14 metro. O tipo maior é o pinguim-imperador, que pesa cerca de 36 quilos quando adulto.

Os pinguins são excelentes nadadores e mergulhadores. Podem nadar mais de 40 quilômetros por hora, usando as asas como nadadeiras, em forma de remo. Seus pés são recobertos por uma membrana e seu corpo tem a forma de um torpedo. Os pinguins têm pernas curtas mas correm muito rapidamente. Para se deslocar sobre o gelo ou a neve, eles podem deslizar sobre a barriga.

O corpo do pinguim é quase totalmente coberto de penas bem curtas, uma penugem, que afasta a água e mantém o ar quente em contato com a pele. Uma camada grossa de gordura também o protege dos rigores do frio.

Comportamento

Os pinguins mergulham a fim de procurar animaizinhos marinhos para comer. Alimentam-se de peixes pequenos, lulas e de krill, que são crustáceos semelhantes ao camarão.

Para a reprodução, eles ficam em grupos grandes, chamados colônias. Muitos deles podem voltar ano após ano ao mesmo lugar para pôr e chocar seus ovos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.