O pintassilgo é um pássaro canoro (ou passeriforme) da família do tentilhão, à qual pertencem também o canário e o cardeal. É a família dos fringilídeos. Os pintassilgos têm cauda curta, e a cor amarela predomina em sua plumagem. Revoadas de pintassilgos constumam percorrer os campos e os jardins. Eles costumam chamar uns aos outros com seus pios durante o voo.

Dos diversos tipos de pintassilgo, encontra-se no Brasil a espécie Carduelis magellanica, que vive em vários tipos de ambientes, das matas abertas e dos cerrados aos jardins e aos quintais. Essa espécie é encontrada desde a Venezuela até a Patagônia, na Argentina. Esse pintassilgo é também chamado de pintassilva ou de canário-do-reino.

O pintassilgo-europeu (Carduelis carduelis), que atinge 14 centímetros, foi levado também para a Austrália, a Nova Zelândia e as Bermudas. Essa espécie tem tons marrons e pretos, com a cabeça vermelha, branca e preta e as asas douradas. O pintassilgo-americano (Carduelis tristis), que chega aos 13 centímetros, também é às vezes chamado de canário. É uma espécie comum na América do Norte. O macho é amarelo-brilhante, com o topo da cabeça, as asas e a cauda pretos. Existe ainda o pequeno pintassilgo-de-costas-pretas (Carduelis psaltria), de 10 centímetros, que vive desde o oeste dos Estados Unidos até o Peru.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.