A pipa é um brinquedo muito usado em dias de vento. É feita com uma armação de varetas de madeira coberta por papel de seda, plástico ou tecido. Uma linha comprida presa na armação ajuda a empinar a pipa ao vento.

As pipas podem ter muitas formas e tamanhos; as mais comuns são planas e têm forma de losango. As pipas mais sofisticadas podem ter forma de caixa ou até de animais.

Como empinar a pipa

A maneira mais fácil de empinar uma pipa é com duas pessoas: uma segura a pipa contra o vento e a outra fica a certa distância, segurando a linha. Quando a linha está bem esticada, o vento empurra a pipa, levantando-a e fazendo-a flutuar no ar.

Empinar pipas é uma diversão de crianças e adultos. Existem clubes que promovem eventos e competições. Na Ásia, existem várias festas em que uma multidão de pessoas se reúne para empinar pipas.

História

As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda.

Mais tarde, os cientistas usaram pipas para estudar as condições do tempo. Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade. A chave atraiu a eletricidade, provando que os raios eram um tipo de eletricidade. Experimentos como esse são muito perigosos; nunca se devem soltar pipas quando há raios e trovões.

Na área da aerodinâmica, as pipas também serviram para pesquisar como objetos sólidos se movem no ar. Os inventores dos aviões basearam algumas de suas ideias nas pipas.

As forças militares também fizeram uso de pipas: no início do século XX, elas transportaram câmeras e até soldados para espionar inimigos. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), durante os treinos para derrubar aviões, os soldados atiravam em pipas.

No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto, na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete. Um modelo simples, feito de um pedaço de jornal preso nas pontas com linha de costura, é chamado de capucheta.

Jamais se devem empinar pipas próximo a fios elétricos — por exemplo, nas ruas da cidade. Os lugares mais adequados são praias, campos ou parques em que não haja postes nem fios de eletricidade por perto.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.