A pirâmide é uma grande estrutura com quatro lados, ou faces, que normalmente são inclinados e se encontram em uma ponta, ou vértice. A base da pirâmide é um retângulo e os lados normalmente são triângulos. Diferentes povos ao redor do mundo construíram pirâmides em diferentes períodos da história. As pirâmides mais famosas foram construídas no antigo Egito há mais de 4.500 anos. Também existem importantes pirâmides no México, na América Central e na América do Sul.

Egito

As pirâmides do antigo Egito eram tumbas. Os reis do Egito eram enterrados nelas, com ouro e outros tesouros. Cerca de oitenta pirâmides foram achadas no Egito, mas hoje a maioria delas está em ruínas. Quase todas foram invadidas por ladrões que roubaram o que havia sido guardado ali.

Os egípcios desenvolveram as pirâmides a partir de um tipo primitivo de tumba, chamada mastaba. As mastabas eram tumbas retangulares com tetos retos. Por volta de 2650 a.C., o rei Djoser (ou Zoser) pediu que seu arquiteto, Imhotep, construísse um novo tipo de tumba. Imhotep empilhou seis mastabas feitas de pedra, cada uma menor do que a que estava embaixo. O resultado foi uma pirâmide com formato de escada. Menos de cem anos mais tarde, o rei Seneferu (ou Snefru) construiu a primeira pirâmide com lados lisos, sem degraus, e inclinados.

A Grande Pirâmide foi construída para o rei Quéops em 2550 a.C. Ela está junto a pirâmides menores, em Gizé, no Egito. Calcula-se que foram necessários cerca de 100 mil trabalhadores, em vinte anos de construção, para erguer a Grande Pirâmide. Eles empilharam cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra até a altura de 143 metros. Cada bloco pesava cerca de 2,5 toneladas. Os trabalhadores provavelmente empurraram os blocos para cima usando longas rampas de barro.

Pirâmides americanas

Muitos povos antigos do México, da América Central e da América do Sul construíram pirâmides. Elas normalmente eram feitas de pedra e de barro. Essas pirâmides têm o formato típico de escadaria com um templo ou uma plataforma no topo. O povo maia construiu uma famosa pirâmide chamada Kukulcán, na região que hoje é o sul do México. O povo da antiga cidade de Teotihuacán, na região central do México, ergueu duas grandes construções desse tipo: a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.