Um planador é uma aeronave que paira no ar sem necessidade de motor. Alguns se parecem muito com os aviões. Possuem asas, cauda, cabine, painel de instrumentos e fuselagem, ou corpo. A prática da aviação desportiva com planadores é chamada de planadorismo, ou voo a vela.

Como funcionam os planadores

Os planadores e os aviões com motor funcionam de maneira semelhante. Os dois tipos de aeronave são controlados por um piloto. No entanto, ao contrário dos aviões com motor, os planadores precisam ser rebocados, ou puxados, para ganhar altura e começar a voar.

Os planadores podem ser rebocados por um automóvel ou por um guincho, ou seja, um molinete conectado a um motor. Uma corda chamada cabo de reboque faz a ligação do planador com o automóvel ou o guincho. Estes, por sua vez, puxam o planador para a frente, correndo sobre o solo e contra o vento. À medida que a velocidade do planador aumenta, o ar passa sobre as asas a um ritmo cada vez mais rápido. Isso produz uma força ascendente, ou seja, que empurra as asas para cima. Quando essa força se torna maior que a força da gravidade, o planador começa a subir. Nesse momento, o piloto do planador pode liberar o cabo do reboque. O planador também pode ser rebocado por um avião com motor.

Uma vez que o planador está voando, o piloto utiliza os controles para movê-lo para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda. Os pilotos de planador procuram as correntes de ar que vão para cima, chamadas correntes ascendentes. Elas empurram o planador para o alto.

História

Os planadores foram desenvolvidos na Alemanha, no final do século XIX. Nos Estados Unidos, os irmãos Wright também fizeram experimentos com planadores, no começo do século XX. Mais tarde, os planadores foram usados na guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, transportaram muitos soldados para o terreno inimigo. Nos dias atuais, são utilizados mais para fins esportivos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.