O elemento químico platina é um metal muito raro. Seu nome vem do espanhol platina, que significa “pratinha”. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O da platina é Pt.

Onde é encontrada a platina

Por ser tão rara, a platina é considerada muito preciosa. Em comparação com outros metais como o ouro e a prata, a platina existe em muito pouca quantidade. E também é muito difícil de se obter. Geralmente, é encontrada com outros metais como o níquel e o cobre, e separá-la deles e das rochas em redor é muito trabalhoso. Muitas toneladas de minério precisam ser processadas para se conseguirem 30 gramas de platina. No início do século XXI, os maiores produtores de platina eram a África do Sul e a Rússia, seguidos por Canadá, Estados Unidos, Zimbábue e Colômbia.

Propriedades

A platina é um metal branco muito pesado. É maleável, por isso pode ser modelada em diversos formatos ou esticada até formar um fio longo e fino. Não se corrói facilmente, o que significa que não se desgasta com produtos químicos nem com outros fatores externos. Além disso, seu ponto de fusão (derretimento) é muito alto.

Usos

A platina tem diversos usos na indústria. Pontos de contato elétricos geralmente são feitos de platina, pois o metal resiste a altas temperaturas e à corrosão de correntes elétricas. Equipamentos de laboratório usados para aquecer substâncias são feitos de platina porque ela pode ser aquecida a muitos graus sem derreter. Com a platina, podem-se fazer também joias e obturações dentárias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.