A poluição acontece quando o meio ambiente é contaminado por lixo, detritos, produtos químicos ou outras substâncias nocivas. Existem três formas principais de poluição: do ar, da água e do solo.

A poluição do ar

Incêndios florestais, erupções de vulcões e substâncias químicas industriais são algumas das causas da poluição atmosférica. Mas a maior parte da poluição do ar se deve à queima de combustíveis fósseis, entre eles o carvão, o petróleo e o gás natural. Fábricas, usinas elétricas e automóveis queimam esses combustíveis para funcionar. A queima de combustíveis fósseis pode liberar no ar partículas sólidas, como cinzas e fuligem, e também gases nocivos. Esse tipo de poluição forma o fenômeno conhecido como smog, uma mistura de fumaça e nevoeiro que recobre grandes cidades. Quando o ar está repleto de smog, a visibilidade fica prejudicada.

A poluição do ar pode provocar doenças como câncer e asma, além de levar à chuva ácida, que pode fazer mal a todos os seres vivos. A poluição atmosférica também pode ser uma causa do aquecimento global, que é um aumento na temperatura média da Terra. Além disso, a poluição do ar prejudica uma parte da atmosfera chamada camada de ozônio. A camada de ozônio é importante porque protege a Terra contra raios solares nocivos.

A poluição da água

Algumas causas da poluição da água são fáceis de ver. As pessoas jogam lixo e despejam esgoto em riachos, rios, lagoas, lagos e praias. Fábricas ou cidades às vezes jogam óleo, substâncias químicas perigosas e outros dejetos industriais e domésticos na água. Navios petroleiros que sofrem acidentes derramam quantidades enormes de petróleo no mar, causando desastres ambientais de proporções enormes. Da mesma forma, caminhões que transportam combustíveis ou produtos químicos perigosos também são uma grande ameaça quando tombam nas estradas e deixam escapar sua carga tóxica.

Outras causas da poluição da água não são tão diretas. Um exemplo disso é o uso de substâncias químicas, os chamados agrotóxicos, na agricultura. Agricultores usam algumas substâncias químicas como fertilizantes, ou seja, substâncias acrescentadas ao solo para ajudar as plantas a crescer. Muitos também utilizam pesticidas ou herbicidas, que são substâncias químicas que matam pragas ou plantas nocivas. Quando esses produtos se infiltram no solo e chegam até os lençóis freáticos, poluem a água subterrânea e a deixam imprópria para o consumo. Os agrotóxicos também podem infiltrar-se em rios e em lagos, onde podem prejudicar peixes e outras formas de vida.

A poluição do solo

Uma forma de poluição do solo acontece quando se joga lixo no chão. O lixo é desagradável de olhar e, além disso, pode destruir os habitats de plantas e de animais.

O acúmulo de substâncias químicas perigosas no solo é outra forma de poluição. Essas substâncias podem vir de fazendas ou de fábricas. Elas podem chegar até as plantas e os animais, contaminando-os e prejudicando as pessoas que se alimentam deles.

Controle da poluição

Muitas pessoas, em todo o mundo, estão preocupadas com a poluição. Elas trabalham para conscientizar a população e levar os governos a aprovar leis que protejam o meio ambiente e promovam a sustentabilidade. Algumas empresas e muitas pessoas estão se esforçando para utilizar menos combustíveis fósseis. Em vez disso, elas usam a energia obtida do Sol, do vento, da água e de outras fontes que geram menos poluição.

Muitas comunidades hoje empregam a reciclagem para reduzir o lixo. A reciclagem é um processo de fabricação de novos produtos a partir de papel, plástico, vidro, alumínio e outros materiais que já foram usados antes. Com esse processo se economizam energia e matérias-primas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.