As pombas são aves que costumamos ver muito nas ruas das cidades. A espécie mais comum é a chamada de pombo-doméstico. A famosa “pomba da paz” é um pombo-doméstico branco. Existem cerca de 250 espécies de pombas e pombos. Junto com as rolas ou rolinhas, essas aves formam a família dos columbídeos.

As pombas são encontradas em quase todas as regiões do mundo. Elas vivem no campo, em áreas de florestas, em desertos e em cidades.

Características físicas

As pombas têm corpo roliço, pescoço curto, cabeça pequena e asas longas. Elas podem medir de 15 a 84 centímetros de comprimento. A maioria é cinza, marrom, preta ou branca. Elas conseguem voar por longas distâncias. No solo, ao andar, movem a cabeça para cima e para baixo.

Comportamento

As pombas, na maioria, alimentam-se principalmente de sementes, que pegam do chão. Algumas espécies comem folhas ou frutas.

Essas aves são as únicas que alimentam os filhotes com um líquido chamado de “leite de pomba”. Tanto o pai como a mãe produzem o “leite” por uma glândula localizada na garganta. O casal permanece junto durante a vida toda.

Relação com os seres humanos

As pombas têm excelente senso de direção. Por milhares de anos, as pessoas as treinaram para transportar mensagens por longas distâncias. Quando treinados, os pombos-correios são capazes de encontrar o caminho de volta mesmo quando estão a centenas de quilômetros de distância do local de partida.

Há pessoas que caçam pombas e pombos por esporte. Caçadores mataram tantos pombos-passageiros que eles acabaram se extinguindo. O último morreu em 1914. Desde então, tem-se tentado controlar a caça das aves.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.