Um porto é um trecho de água na costa marítima ou na margem de um rio ou lago com profundidade suficiente para abrigarembarcações ou permitir seu acesso à terra. Por estarem protegidos por baías ou enseadas, os portos naturais têm águas calmas. Existem, também, portos artificiais, construídos pelo homem, que são providos de estruturas chamadas quebra-mar. Em ambos os casos, ondas grandes ou fortes correntezas não costumam atingir os portos, por isso os barcos podem ficar ancorados neles em segurança.

Onde os portos se situam

Existem portos ao longo da costa de qualquer região ao redor do mundo. Eles são sempre parte de uma porção maior de água — um lago, rio ou oceano. Recortes que formam uma curva para dentro do litoral, como baías e enseadas, são bons lugares para abrigar portos naturais. Ilhas que servem de barreira e se estendem acompanhando a costa também formam portos naturais.

Usos

Os portos têm diversas funções e são providos de instalações apropriadas para o uso a que se destinam. Muitos são usados para carregar e descarregar embarcações. Mercadorias de todos os tipos são enviadas e recebidas nos portos de todo o mundo. Os portos são usados também para embarque e desembarque de passageiros. Algumas das principais cidades se desenvolveram em torno de portos com bastante movimento, pois uma marinha mercante ativa gera muito dinheiro para a cidade em que o porto se localiza.

Os portos não existem apenas para atender a navios grandes de carga e de passageiros. Eles também recebem balsas para transporte de passageiros a curta distância, que realizam trajetos de ida e volta a uma ilha próxima, por exemplo. Além disso, são usados para ancorar pequenos veleiros, iates e lanchas, com os quais as pessoas saem para navegar em lagos, rios ou no mar, para pescar, praticar esqui aquático ou qualquer outra atividade de lazer. Os portos também são usados como abrigo por muitas espécies de pássaros e peixes.

O Porto de Santos, localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro e o mais movimentado porto de transporte de carga da América Latina. Ele é usado como porto desde a época da colonização do Brasil, mas seu cais foi inaugurado oficialmente em 1892.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.