Os primatas são um grupo de mamíferos que reúne alguns dos animais mais inteligentes. Os principais primatas são os seres humanos, os antropoides, os macacos, os társios, os lêmures e os lóris. Há mais de trezentas espécies, ou tipos, de primata. Esses diversos tipos possuem muitas características físicas em comum. Por essa razão, os cientistas acreditam que devem ter um mesmo ancestral.

Onde vivem os primatas

Os seres humanos vivem em quase todas as partes do mundo. Os outros primatas, na maioria, podem ser encontrados em regiões quentes da América do Sul e da América Central, na África e na Ásia. Os primatas não humanos em geral vivem em árvores.

Características físicas

Os primatas variam muito de tamanho. Existe um tipo de lêmure que pesa apenas cerca de 35 gramas. Por outro lado, um gorila pode pesar até 270 quilos.

Os corpos dos vários tipos de primatas têm muitas características em comum. Por exemplo, o cérebro é grande se comparado ao tamanho do corpo. O cérebro de seres humanos, antropoides e macacos é especialmente grande e complexo. Os primatas também têm olhos voltados para a frente. A visão de um olho se sobrepõe à visão do outro, o que os ajuda a calcular a profundidade e a distância daquilo que veem. Terminações nervosas especiais nas pontas dos dedos das mãos e dos pés lhes dão tato apurado.

A maior parte dos primatas possui polegar opositor, isto é, que se dobra para juntar-se aos outros dedos. Isso lhes permite agarrar objetos com as mãos. Todos os primatas, exceto os seres humanos, possuem esses polegares nos pés também. Em geral, os primatas têm unhas achatadas nos dedos dos pés e das mãos, em vez de garras.

Alimentação e reprodução

Os primatas consomem uma grande variedade de plantas e animais. Sua dieta pode incluir frutas, flores, folhas, ovos de aves, insetos e outros pequenos animais.

Ao longo da vida, as fêmeas de primatas têm menos filhotes que outros animais. Em geral, as fêmeas dão à luz um filhote por vez. Os bebês levam muito tempo para atingir a idade adulta, e os pais têm de cuidar deles por muito mais tempo do que outros animais. Por essa razão, mãe e filhos criam uma profunda ligação emocional.

Primatas ameaçados

Enquanto a raça humana continua crescendo em número, outros primatas estão em risco de completa extinção. As necessidades humanas, como a habitação e a agricultura, fazem os homens derrubar florestas e destruir o habitat de alguns tipos de primatas. A caça é outra séria ameaça a muitas das espécies.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.