A primavera é uma das quatro estações do ano, ocorrendo logo após o inverno e antes do verão, e sua principal característica é o florescimento de várias espécies de plantas. Por isso, é também conhecida como “estação das flores”.

No hemisfério Norte, essa estação é chamada de “primavera boreal”, com início em 20 ou 21 de março e término em 21 ou 22 de junho. Já no hemisfério Sul, onde se localiza quase todo o Brasil, tem-se a “primavera austral”, começando em 22 ou 23 de setembro e terminando no dia 21 ou 22 de dezembro. Logo que começa essa estação, o dia tem o mesmo número de horas que a noite, mas, conforme o tempo vai passando, o dia vai ficando mais longo e a noite mais curta.

O termo primavera vem do latim, com a união das palavras primo e vere, que significam “antes do verão”. É uma época de extrema beleza, cheia de flores coloridas e perfumadas, que marcam o início da reprodução de muitos vegetais. Na primavera, que é um período em que as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno, também ocorre o acasalamento de muitos animais, como borboletas, pássaros e abelhas, que se alimentam do néctar das flores. Outra mudança climática, além da elevação da temperatura, é o aumento da umidade do ar, em algumas regiões, devido às chuvas.

O Brasil é um país com uma grande biodiversidade, ou seja, várias espécies de vegetais e animais, e, como não tem um inverno rigoroso, diferentes plantas florescem no decorrer do ano todo. Entre as flores que mais se destacam na primavera estão as rosas, as margaridas, os jasmins, as hortênsias, as violetas, as orquídeas e muitas outras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.