A psicologia é o estudo científico dos diferentes pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas. Assim como a antropologia e a sociologia, a psicologia é uma ciência social. Os profissionais dessa área são os psicólogos. Estudiosos da mente e das emoções humanas, eles tentam entender as razões que levam as pessoas a agir de determinadas maneiras.

A psicologia tem diversos ramos, dos quais o maior é a psicologia clínica. Os psicólogos clínicos tratam pessoas com doenças mentais e problemas emocionais. Outros psicólogos fazem experimentos e pesquisas. Alguns estudam o que acontece no cérebro no momento em que as pessoas estão pensando em determinada coisa ou sentindo determinada emoção. Certos profissionais estudam como as pessoas reagem umas às outras. Os psicólogos comparativos buscam relações entre a mente humana e a de outros animais, especialmente chimpanzés e macacos.

Para realizar seu trabalho, os psicólogos observam atentamente as pessoas. Por exemplo, um psicólogo pode observar crianças brincando para ver como elas se relacionam umas com as outras. Ele também pode fazer perguntas ou passar tarefas às pessoas. Ao comparar as atitudes e as reações de muitos indivíduos diferentes, os psicólogos tentam achar padrões que ajudem a explicar por que eles pensam ou agem de determinada maneira.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.