Sempre que alguém oferece informações ao público sobre um evento, um produto ou um serviço, utiliza a publicidade, ou propaganda. Um trabalho de publicidade é chamado anúncio, comercial ou simplesmente propaganda. Antigamente, um anúncio também era chamado de “reclame”.

O objetivo principal de um anúncio é levar o público a querer comprar aquilo que está sendo anunciado. A publicidade também é usada para levar a população a formar opiniões sobre coisas. Por exemplo, uma propaganda pode ser usada para fazer o público acreditar que uma empresa trata bem seus funcionários. Outra pode tentar convencer eleitores a votar em determinado candidato a presidente.

Os anúncios aparecem em quase todo lugar. Eles são vistos em jornais e revistas. Também surgem na televisão, no rádio e na internet. Cartazes em espaços públicos também fazem propagandas de vários tipos.

A mídia e a publicidade

Quando os anunciantes querem que muitas pessoas vejam ou ouçam seus anúncios, pagam os meios de comunicação para que eles sejam publicados ou colocados no ar. Jornais e revistas publicam (ou seja, imprimem) anúncios em suas páginas. Televisões e rádios transmitem comerciais nos intervalos dos programas. Sites da internet, ônibus, cinemas e muitos outros lugares também exibem anúncios e recebem dinheiro por isso.

Controle da publicidade

A publicidade é regulamentada (controlada) de diversas maneiras. Os governos costumam criar leis para garantir que os anúncios digam a verdade e não ofendam os consumidores. E a mídia (os meios de comunicação) geralmente define suas próprias normas, que os anunciantes são obrigados a respeitar.

História da publicidade

A primeira forma de publicidade apareceu em placas. Milhares de anos atrás, as pessoas já criavam cartazes escritos à mão para divulgar seus bens e serviços. A invenção da impressão com tipos móveis, no século XV, ampliou esse tipo de anúncio. Os comerciantes podiam imprimir dezenas de cartazes ou folhetos iguais para anunciar o que estavam vendendo. Nos séculos XVII e XVIII, os jornais surgiram na Europa, na América e no Japão. A propaganda se tornou ainda mais presente.

Hoje a publicidade é parte importantíssima dos negócios em todo o mundo. Uma grande empresa pode gastar centenas de milhões de reais por ano apenas com publicidade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.