Os índios pueblo são um grupo de tribos que vivem no nordeste do Arizona e do noroeste do Novo México, nos Estados Unidos. Os exploradores espanhóis deram-lhes o nome de “pueblo”, que em espanhol significa “cidade”, “aldeia”. Os europeus ficaram impressionados com as aldeias que os índios haviam construído. Hoje, o termo pueblo é usado tanto para as pessoas como para suas aldeias.

Os pueblo construíram casas grandes que tinham vários andares, como prédios de apartamentos. Eles usaram blocos de adobe ou de barro cozido ao sol. Eles eram agricultores e cultivabam milho. No início, os índios pueblo também caçavam e colhiam plantas selvagens para comer.

Os pueblo são descendentes dos antigos povos anasazi. Algumas de suas aldeias já existiam centenas de anos quando os soldados espanhóis chegaram em 1540. Os pueblo obtinham a maioria de seus alimentos pela agricultura. Eles cultivavam milho, abóbora, feijão e sementes de girassol, e também criavam perus. Mais tarde, eles adicionaram culturas introduzidas pelos espanhóis, como o trigo, a cebola, a melancia, o pêssego e o damasco. Os colonizadores também introduziram ferramentas de metal e o cavalo. Os pueblo caçavam veados, antílopes e coelhos, e recolhiam plantas selvagens. Alguns grupos às vezes iam até as Grandes Planícies, uma região no meio-oeste dos Estados Unidos e Canadá, para caçar bisões.

Os governantes espanhóis foram cruéis com os pueblo. Em 1680, o líder pueblo chamado Popé liderou uma rebelião contra os espanhóis. Os pueblo conseguiram afastar os colonizadores das suas terras por uns 12 anos. Quando os espanhóis voltaram, a relação com os pueblo melhorou.

No final do século XX, havia cerca de 60.000 índios pueblo. Eles viviam em 19 aldeias. Ao contrário de muitas outras tribos de nativos americanos, os pueblo modernos têm sido capazes de manter seu modo de vida tradicional.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.