As queimaduras são lesões na pele causadas pelo contato com fogo, líquidos, superfícies ou vapores quentes, produtos químicos ou irradiação. A irradiação é a energia proveniente do sol, de lâmpadas de bronzeamento, dos raios X e de algumas terapias contra o câncer, entre outras fontes.

Como as queimaduras afetam o corpo

Os médicos classificam as queimaduras com base na quantidade de camadas da pele afetadas. As queimaduras de primeiro grau lesam apenas a camada externa, chamada epiderme, deixando a pele avermelhada e dolorida. As queimaduras de sol comuns são consideradas de primeiro grau. As queimaduras de segundo grau lesam a epiderme e parte da camada subjacente, chamada derme. Deixam a pele bastante avermelhada e dolorida e podem formar bolhas.

As queimaduras de terceiro e quarto graus são muito graves. As de terceiro grau afetam integralmente a epiderme e a derme. Às vezes, atingem o tecido gorduroso que fica sob a derme. A pele perde a sensibilidade e adquire o aspecto de couro. As queimaduras de quarto grau aprofundam-se ainda mais. Destroem o tecido gorduroso e podem lesar músculos e ossos. A pele é praticamente destruída, adquirindo a cor preta.

As queimaduras graves levam ao que se chama estado de choque. A vítima fica pálida, confusa e ansiosa. A pressão sanguínea cai, e a pessoa pode desmaiar. O choque acontece porque uma queimadura desse tipo danifica os vasos sanguíneos da pele. Com isso, o sangue perde quantidade razoável de fluido, o que afeta todos os sistemas do organismo.

Tratamento

Normalmente o próprio queimado pode cuidar das queimaduras de primeiro grau. A primeira coisa a fazer é aplicar água fria sobre o local. Então, deve-se limpar com água e sabão a região afetada. Se as queimaduras forem pequenas, podem ser mantidas descobertas, para que sarem. No caso de queimaduras grandes, podem-se usar curativos. Na dúvida, é sempre muito importante consultar um médico.

As queimaduras grandes de segundo grau e todas as queimaduras mais graves devem ser rapidamente submetidas ao tratamento médico. Em geral, o paciente recebe soro para cessar o choque e medicamentos capazes de evitar uma infecção. Nos casos mais graves, o médico remove a pele queimada, substituindo-a pela pele de outras partes do corpo do paciente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.