Uma quermesse é um tipo de festa realizada geralmente no pátio externo de uma igreja. Tem barracas que vendem bebidas e comidas. Geralmente também há nelas barracas de jogos como os de atirar argolas ou bolas que, acertadas no alvo, proporcionam prendas ou prêmios aos vencedores. Há também sorteios, e geralmente as festas têm fim beneficente. Atualmente, quase todas as quermesses no Brasil se realizam no mês de junho, por motivo das festas juninas.

Esse tipo de festa teve origem nos Países Baixos, durante a Idade Média. O nome “quermesse” vem da expressão kerkmisse, do antigo holandês (kerk é “igreja”, e misse, “missa”). A realização da festa mais antiga desse tipo de que se tem notícia data de 1370. A quermesse se realizava uma vez por ano e comemorava o santo padroeiro da igreja. Assim, cada igreja fazia sua quermesse numa data diferente, dependendo do dia da comemoração de seu santo. Ainda hoje, na Bélgica há lugares em que as quermesses são precedidas de procissões religiosas.

Com o tempo, tornaram-se festas muito turbulentas, em que ocorriam até violências, e um rei francês chegou a proibir as quermesses no século XVI. No entanto, assim como já aconteceu com outras festas populares (como o Carnaval, que também já teve períodos mais violentos e foi proibido em alguns lugares no passado), logo voltaram a ser realizadas.

A famosa Oktoberfest (literalmente “festa de outubro”, conhecida como “festa da cerveja”), realizada anualmente na cidade de Munique, na Alemanha, começou como uma quermesse de igreja realizada em ação de graças pela colheita.

A dupla de compositores mais famosos da música popular internacional, John Lennon e Paul McCartney, se conheceu numa quermesse — isso bem antes de formar a banda mais bem-sucedida de todos os tempos, The Beatles. No dia 6 de julho de 1957, Lennon se apresentava com seu conjunto The Quarry Men na quermesse realizada no pátio da Igreja de São Pedro, em Liverpool, quando McCartney foi apresentado a ele por um amigo comum. Paul (que tinha quinze anos) tocou alguns rocks ao violão e John (que era quase dois anos mais velho) ficou tão impressionado que o convidou para entrar para a banda.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.