O rúgbi é um jogo de bola realizado em um campo gramado. Dois times tentam atravessar o campo e conduzir a bola até o gol do adversário. Pontos são marcados quando o jogador cruza a linha de gol carregando a bola ou quando, com um chute, ele faz a bola passar entre as traves do gol. O time que marca mais pontos vence.

As regras do rúgbi foram criadas na Inglaterra, no século XIX. Hoje, o esporte é jogado em diversos países, sendo muito popular no Reino Unido, na França, na Austrália, na Nova Zelândia e na África do Sul.

Campo e equipamentos

O formato do campo é retangular. Em cada uma das extremidades existe uma linha de gol. Ao longo do comprimento, existem duas linhas laterais. A maior parte da partida ocorre entre as linhas de gol e as laterais, em uma área de até 100 metros de comprimento por 70 metros de largura. Atrás de cada linha de gol, fica uma área chamada in goal. No centro de cada linha de gol ficam duas traves verticais, separadas pela distância de 5,6 metros, mas ligadas por uma barra horizontal que fica 3 metros acima do chão. As traves e a barra formam um H.

A bola de rúgbi é oval, com cerca de 28 centímetros de comprimento. Apesar de ser um jogo de muito contato físico e um pouco violento, os jogadores normalmente não usam capacetes nem protetores.

O jogo

Existem duas versões de rúgbi. No rugby union, competem dois times de quinze jogadores cada. Na outra versão, o rugby league, cada time tem treze jogadores.

O jogo se divide em dois tempos de quarenta minutos, com um intervalo de cinco minutos. Os jogadores raramente param. A partida começa quando um jogador dá o chute inicial. Os dois times correm pelo campo carregando a bola ou tentando tomá-la do adversário.

Os jogadores podem agarrar a bola, arremessá-la ou correr com ela. Os companheiros de equipe podem passar a bola entre si lateralmente ou para trás, mas nunca para quem estiver na frente. Eles também podem chutar a bola.

As duas principais maneiras de marcar pontos no rúgbi são o try, ou ensaio, e o gol. Um try é marcado quando o jogador que está segurando a bola toca-a no chão, atrás da linha de gol do oponente. Um gol é marcado quando o jogador chuta a bola, fazendo-a passar por cima da barra horizontal da meta do adversário. Depois de um try, o time que marcou os pontos tem o direito de chutar a bola em direção ao gol para tentar marcar mais pontos; isso é conhecido como chute de conversão, ou simplesmente conversão. Durante uma jogada, o atleta pode tentar o drop goal. Para isso, deve quicar a bola no chão e logo em seguida chutá-la na direção do gol. Outra forma de pontuar é por meio de pênalti, quando o outro time desobedece a alguma regra. As duas versões do esporte — rugby union e rugby league — atribuem números diferentes de pontos para cada jogada, mas nas duas o try vale mais pontos que o gol.

Assim como no futebol americano, o time que está na defesa tenta desarmar o adversário quando este está conduzindo a bola. Para isso, pode derrubar ou imobilizar os atletas do time rival.

O scrum é uma característica exclusiva do rúgbi. É uma maneira de pôr a bola em jogo. Seis ou oito jogadores de cada time se alinham, passando os braços pelas costas uns dos outros e inclinando-se para a frente, numa formação cerrada. A bola é largada entre os dois times e, com os pés, os jogadores tentam ganhar o controle dela.

História

Acredita-se que o rúgbi tenha surgido em 1823, na Rugby School, na Inglaterra. Durante um jogo de futebol, um estudante chamado William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e saiu correndo pelo campo. Isso ia contra as regras do futebol, que proíbe o uso das mãos. O acontecimento acabou levando à criação do rúgbi.

Um grupo de times ingleses formou a Rugby Football Union (RFU), em 1871. A RFU criou regras para o jogo. Mas, em 1895, mais de vinte times deixaram a RFU para criar suas próprias regras. A liga formada por eles hoje é conhecida como Rugby Football League. Essa divisão deu origem às duas versões do jogo praticadas atualmente: o rugby union e o rugby league.

O rúgbi fez parte de quatro Jogos Olímpicos: 1900 (Paris), 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia, na Bélgica) e 1924 (novamente Paris). O esporte voltou a ser incluído nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, com times de apenas 7 jogadores.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.