A rainha Vitória governou o Reino Unido de 1837 até 1901, um período maior que o de qualquer outra rainha ou rei britânico até então. Seu reinado, marcado pelo conservadorismo, é conhecido como Era Vitoriana.

Infância e juventude

Alexandrina Vitória nasceu em 24 de maio de 1819, em Londres, na Inglaterra, a capital do Reino Unido. Seu pai era filho do rei Jorge III, e sua mãe, uma princesa alemã.

Reinado

Vitória tinha 18 anos quando se tornou rainha, em 1837. O responsável por instruir a jovem rainha nas questões do governo britânico foi o lorde Melbourne, primeiro-ministro (chefe de governo) britânico.

Em 1840, Vitória casou-se com um primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha. O casal teve nove filhos, dos quais quase todos se casaram com membros de famílias reais europeias.

Alberto morreu em 1861. Depois disso, Vitória nunca mais foi feliz. Ela parou de ir a lugares onde as pessoas poderiam vê-la. Passava temporadas cada vez mais curtas em Londres, preferindo recolher-se ao castelo de Balmoral, na Escócia.

Então, Benjamin Disraeli, outro primeiro-ministro, tornou-se amigo de Vitória. Em 1876, ele a deixou muito satisfeita ao tornar o governo britânico um dos controladores do Canal de Suez, que era uma ligação importante entre a Europa e a Ásia. Disraeli também deu à rainha o título de imperatriz da Índia em 1876.

Últimos anos

No decorrer dos anos, Vitória manteve a popularidade. Em 1887, os britânicos fizeram uma grande comemoração, chamada Jubileu de Ouro, em homenagem aos seus cinquenta anos de reinado. Dez anos depois, a população festejou o Jubileu de Diamante da rainha.

Em 22 de janeiro de 1901, Vitória morreu, aos 81 anos, na ilha de Wight, no canal da Mancha. Seu filho, Eduardo VII, assumiu o trono.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.