A raiz é uma parte da planta que geralmente fica escondida sob a terra. Suas finalidades são muitas: ela fixa a planta no solo e a mantém ereta, puxa a água e o alimento da terra e ainda armazena nutrientes para a planta.

As raízes principais e as fibrosas são as mais importantes. A raiz principal é longa e grossa, e cresce diretamente para baixo, podendo ter raízes menores que crescem nos seus lados. A cenoura e o dente-de-leão têm raízes principais, por exemplo. As raízes fibrosas são formadas por muitas raízes pequenas, todas com aproximadamente o mesmo tamanho. Elas crescem em muitas direções a partir da base do caule. As gramíneas têm sistemas de raízes fibrosas.

Um pequeno número de plantas tem raízes aéreas, acima do solo, entre elas o milho, cujas raízes saem da parte inferior do seu caule. Essas raízes ajudam a sustentar a planta.

Na sua extremidade, ou ponta, a raiz produz novas células para que possa crescer. Essa ponta tem uma espécie de chapeuzinho que a protege quando ela exerce pressão no solo para se expandir. Acima da ponta, na parte externa da raiz, há pelos que absorvem a água e os nutrientes. Eles se deslocam para o centro da raiz por uma camada chamada córtex. O córtex também armazena o alimento extra da planta. No centro da raiz há tecidos que levam a água e o alimento para o resto da planta.

Se uma raiz é danificada, a planta será também prejudicada, podendo morrer. Se as raízes ou suas ramificações são cortadas, a planta talvez não consiga obter nutrientes em quantidade suficiente. As raízes que secam deixam de suprir as plantas com a água de que precisam para viver. Se o solo está demasiadamente comprimido, as raízes não conseguem crescer nem penetrar mais nele para cumprir a sua função. Sempre é necessário deixar a terra mais fofa e um espaço em torno da planta onde a água da chuva possa penetrar e onde batam os raios de sol.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.