O ramadã é o mês sagrado para os seguidores da religião muçulmana. Esse período, recorda o momento em que o profeta Maomé recebeu o texto do Alcorão. O Alcorão é o livro sagrado do islamismo.

Durante o ramadã, os muçulmanos fazem orações, jejuam e fazem leituras do Alcorão. Ficam sem comer e sem beber entre o nascer e o pôr do sol. Crianças pequenas, pessoas muito idosas e pessoas doentes não são obrigadas a respeitar o jejum. Após o pôr do sol, os muçulmanos quebram o jejum com orações e refeições noturnas festivas. O final do jejum de um mês é comemorado como uma festa.

O ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Como esse calendário é baseado na Lua, o ramadã pode ocorrer em qualquer estação do ano. A vigésima sétima noite do ramadã é festejada como a Noite do Poder, ou Lailat al Kadr. Nessa noite se diz: “Deus revelou o Alcorão a Maomé”. O ramadã termina oficialmente quando as autoridades religiosas têm seu primeiro vislumbre da lua nova.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.