O reduvídeo é uma das cerca de 4.000 espécies de insetos da ordem Heteroptera, também chamado percevejo. Caraterizado por uma estrutura pequena ligando a cabeça estreita ao corpo, seu tamanho varia de 10 a 25 milímetros. Uma característica dessa família (Reduviidae) é uma espécie de bico curvado que se situa em uma fenda entre os olhos dianteiros. O reduvídeo usa o bico curto e segmentado em três partes para sugar os fluidos do corpo de suas vítimas. Embora no geral os reduvídeos sejam castanho escuros ou pretos, algumas espécies são brilhantemente coloridas. A maioria dos membros da família vivem ao ar livre e são predadores de outros insetos. No entanto, alguns sugam o sangue de vertebrados, inclusive humanos, e transmitem doenças.

Um dos mais conhecidos reduvídeos, também chamado barbeiro ou besouro mexicano, pertence ao gênero Triatoma. O adulto é preto com seis manchas vermelhas em cada lado do abdômen e tem cerca de 25 milímetos de comprimento. O barbeiro se esconde em lugares escuros em casas de taipa, capim ou palha, e em galinheiros perto dessas moradias. Normalmente pica as pessoas, geralmente à noite, e elimina as fezes com o protozoário Trypanosoma cruzi, que causa a doença de Chagas. Sua picada, dolorosa e tóxica, pode causar desmaios, inchaço e vômitos.

O percevejo chupador de sangue tem sido muito usado na pesquisa da fisiologia do inseto. Uma espécie que habita o entulho de cabanas do sul da Ásia pode transmitir a leishmaniose, um tipo de doença da pele.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.