O relógio é um aparelho que marca as horas e suas divisões — os minutos e os segundos. Um relógio pode ser grande o suficiente para estar em uma torre. Um relógio pode ser, também, tão pequeno que cabe no pulso de uma pessoa. Muitos relógios são feitos para serem tão bonitos quanto úteis.

Como o relógio trabalha

Há três tipos de relógio: mecânico, elétrico e atômico. Os três têm as mesmas necessidades básicas. Para funcionar, eles precisam de uma fonte de energia, um dispositivo para manter as partes movendo-se a intervalos regulares e um painel em que seja possível visualizar as horas.

O relógio mecânico obtém energia por meio do movimento de molas ou pesos. Essas partes são ligadas a engrenagens ou rodas dentadas. As engrenagens, por sua vez, ficam presas aos ponteiros do relógio, assim, ao se moverem, movimentam os ponteiros. Outro dispositivo conectado às engrenagens mantém o movimento regular do relógio. Para que funcione, é preciso dar corda.

Os relógios elétricos precisam da força da eletricidade em vez de pesos e molas. A eletricidade vem de uma pilha ou de uma tomada elétrica na parede. Alguns relógios elétricos têm ponteiros, assim como relógios mecânicos; outros mostram números digitais. Os relógios elétricos são os tipos mais comuns de relógio hoje em dia.

Os relógios atômicos medem o tempo por meio de ondas de energia emitida por átomos, que são os minúsculos pedaços de matéria que compõem o universo. Um relógio atômico normalmente mostra números digitais. Como o relógio atômico é o tipo mais preciso que existe, os cientistas o usam no trabalho.

História

Antigamente as pessoas calculavam as horas com um relógio de sol, de acordo com a posição do Sol no céu. Quando o Sol passa por cima de uma coluna ou outro instrumento, cria uma sombra. O tamanho da sombra muda dependendo da direção em que sol está no céu, e são a posição e o tamanho da sombra da coluna que permitem saber a hora aproximada.

Aos poucos foi surgindo a necessidade de se saber a hora exata. O primeiro relógio mecânico foi inventado por volta do ano 1300. Os relógios que funcionam por meio do auxílio de molas e pesos balançando foram criados no século XVI. Os relógios que funcionam por eletricidade apareceram no final do século XIX. Os relógios atômicos foram desenvolvidos na década de 1950.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.