A palavra “religião” é quase sempre usada para se referir ao culto de um ou mais deuses. Algumas religiões, porém, não têm deuses. Uma coisa que todas as religiões têm em comum é o fato de ajudarem seus seguidores a encontrar um significado para o mundo e para a vida. Muitas pessoas querem saber de onde se originou o mundo; outras querem entender o que acontece após a morte e qual o sentido da vida. A maioria das religiões procura oferecer algum tipo de resposta a essas perguntas. As principais religiões do mundo atualmente são: cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e siquismo.

Tipos de religião

Ao longo de toda a história, houve dois tipos principais de religião. As que têm um único deus, todo-poderoso, como é o caso do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, são chamadas de monoteístas. O siquismo e o baaísmo também são religiões monoteístas.

Nas religiões politeístas, seus seguidores acreditam em mais de um deus. Em grego, poli quer dizer “muitos”. Entre essas fés estão o hinduísmo, o jainismo, o xintoísmo , o zoroastrismo, as religiões indígenas e as africanas tradicionais.

Há também religiões que não são focadas no culto a deuses. Os seguidores do budismo, por exemplo, buscam um estado de existência mais alto, que significa liberdade em relação ao sofrimento. Os seguidores do taoismo se concentram em agir de uma certa maneira.

Elementos comuns às religiões

Em geral, as religiões têm rituais a serem seguidos pelos fiéis. Eles fazem orações e comemoram determinados dias do ano. Muitas fés têm obras escritas que consideram sagradas como a Bíblia e o Alcorão. Os fiéis se reúnem em locais específicos, conforme a religião — igrejas, templos, sinagogas ou mesquitas — para a missa ou o culto, ou apenas para rezar.

As religiões estabelecem regras ou preceitos de como os fiéis devem viver. Essas normas diferem de uma religião para outra. Contudo, muitas regras religiosas ensinam a tratar bem seus semelhantes e a fazer a coisa certa. As crenças religiosas são aceitas como verdadeiras pelos seus seguidores — por exemplo, a crença num deus e na vida após a morte.

As religiões desempenharam (e continuam a desempenhar) um papel muito importante na história dos povos no mundo todo . Elas até já provocaram guerras (e ainda as provocam), e têm afetado o modo como as pessoas vivem, como os governos se organizam, como as famílias são formadas e como as pessoas educam os filhos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.